A Covilhã é um sítio repleto de cultura, tradição e imensa magia! Era impensável passar pela cidade sem conhecer alguma da história por detrás da mesma e alguns factos interessantes sobre os elementos que mais definem a localidade!

O património cultural da Universidade da Beira Interior (UBI) está diretamente ligado ao da Covilhã, por muitos chamada “cidade-fábrica”, pois afirmam que esta não morreu, mas se metamorfoseou para a “cidade-academia” que tem lugar no interior da mesma. Ao longo da sua história, a Covilhã sempre esteve ligada aos lanifícios, ofícios e aos produtos da lã primeiro com a manufatura, depois com a indústria. Segundo a história da cidade, seguindo as ribeiras da “Goldra” e da “Carpinteira”, algumas das fabricas ainda são visíveis, outras ruíram e outras foram transformadas, quer em Faculdades da UBI, residências estudantis ou até mesmo núcleos museológicos.

Covilhã, para muitos já conhecida como uma segunda casa, sem dúvida alguma é um sítio memorável, ora pela inesquecível experiência académica, ora pelas temperaturas gradualmente a rondar os 0º. Das ruas mais estreitas até ás zonas montanhosas mais altas da serra, é impossível não adorar a cidade, e quem por lá passa, com certeza lá voltará. As baixas temperaturas da cidade podem parecer algo negativo para a mesma, porém, é sem dúvida algo marcante e que aquece os corações de todos os estudantes Ubianos.